O que é Pentecostes?

 

Pentecostes era uma festa de grande alegria e ação de graças para os judeus por celebrar o colheita do trigo. Juntavam-se pessoas de toda parte. Era também chamada de "festa das sete semanas", por ser comemorada 7 semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".

No primeiro Pentecostes depois da Ressurreição de Jesus, ou seja, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Cristo na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (vide At 2,1-4). Como haviam pessoas de vários lugares e povos diferentes em Jerusalém, os discípulos começaram a falar diferentes línguas, não por conhecimento humano (porque eles não tinham estudo para aprender tais línguas), mas por inspiração de Deus por meio do Espírito Santo. Todos conseguiam compreender o que eles diziam, na sua própria língua, e isso nos traz uma bela lição de vida: para Deus, todos somos iguais. As características peculiares que nos diferem uns dos outros, para Deus não representam divisor algum. Deus é União. Por isso a necessidade de todos poderem compreender os ensinamentos dos discípulos, para que se unam, e não se dispersem. Deus deu à nos, homens, o ensinamento da Verdade. Cabe somente a nós, no entanto, acolhê-lo ou não.

Jesus disse: "João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo." E assim foi feito. Nosso corpo é templo do Espírito Santo, e nEle devemos focar nossa existência. O corpo perece, mas o Espírito não. É morrendo que nascemos para a vida eterna. Jesus nos ensinou isso. Como cristãos, somos convidados a crer no que Ele diz. Que neste domingo de Pentecostes e em todos os dias de nossas vidas possamos refletir sobre o verdadeiro significado da nossa existência, fortalecendo nosso Espírito e, assim, fortalecendo também nossa relação com Deus.

Rezemos:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Vinde e renovai a face da Terra, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário