Saiba como surgiu a devoção ao Sagrado Coração de Jesus

A origem dessa devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, religiosa de uma congregação conhecida como Ordem da Visitação. Ela teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: a primeira aconteceu em 1673, a segunda em 1674 e a terceira, em 1675.

Nenhuma outra comunicação divina, fora as da Sagrada Escritura, recebeu tantas aprovações e estímulos por parte do Magistério da Igreja como esta.

Em suas aparições à Santa, Jesus deixou 12 grandes promessas à humanidade. Clique aqui para conhecê-las.

Na encíclica Haurietis aquas, de 15 de maio de 1956, Pio XII salienta que é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e de paz: "Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt. 11, 28-30)

Não é por acaso que as aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque deram-se num momento crucial em que se pretendia afirmar secularização e que a devoção ao Sagrado Coração apareceu sempre como o mais característico de todos os movimentos que resistiram à descristianização da sociedade moderna.

Sagrado Coração de Jesus, em Vós confio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário